Lancha com 129 pessoas vira no mar perto de Salvador e deixa mortos
Uma das vítimas, um menino de 1 ano (foto em destaque), recebeu atendimento do Samu, mas não resistiu e faleceu
atualizado
Compartilhar notícia
Uma lancha com 129 pessoas virou nesta quinta-feira (24/8), por volta das 6h30, na Baía de Todos os Santos, no município de Vera Cruz, em Mar Grande, perto de Salvador (BA). A Marinha havia informado que, até as 13h45, ao menos 23 corpos foram localizados. Por volta das 15h30, as autoridades revisaram a contagem e confirmaram 18 mortos. Entre eles, um bebê de cerca de 1 ano, fotografado no momento da tentativa de salvamento (foto em destaque). Além disso, os socorristas haviam resgatado 89 pessoas com vida.
O menino recebeu atendimento em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os socorristas tentaram fazer reanimação cardiopulmonar por duas horas, mas não lograram êxito.
A embarcação, denominada Cavalo Marinho I, partiu da ilha rumo à capital baiana fazendo a travessia comercial.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, dois helicópteros da Polícia Militar da Bahia foram enviados ao local, assim como ambulâncias do Corpo de Bombeiros. Além disso, uma equipe de mergulhadores. A causa do acidente é desconhecida. Familiares e amigos das vítimas se concentram nos pontos de embarque de Salvador e da ilha à espera de notícias.
A embarcação Cavalo Marinho tinha capacidade para levar até 162 passageiros. O acidente ocorreu a 200 metros do Terminal marítimo. O chamado de emergência para a Capitania foi recebido através do rádio por volta das 8h. De acordo com a Prefeitura de Vera Cruz, a lancha saiu do terminal da Ilha por volta das 6h30 com destino a Salvador.
“Assim que recebemos uma chamada de emergência por rádio, enviamos três embarcações de resgate com médico a bordo e todos as equipes para prestar socorro”, afirmou o oficial da Marinha, Jean Torres Araújo.
Marinha
A avaliação da lancha será feita pela Marinha. Ela analisará a regularização da embarcação e se operava com número de passageiros acima do permitido. Por isso, a Secretaria de Segurança Pública informou que um inquérito será aberto para que as causas do acidente sejam apuradas.
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), e o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), postaram notas de pesar em suas respectivas contas nas redes sociais. Costa decretou luto oficial de três dias no estado.
Colocamos à disposição estrutura federal para ajudar nas buscas e no apoio aos sobreviventes. As causas dos acidentes precisam ser apuradas.
— Michel Temer (@MichelTemer) 24 de agosto de 2017
Pará
Uma embarcação com 70 pessoas a bordo afundou na madrugada desta quarta-feira (23) em uma área denominada Ponte Grande do Xingu, entre as cidades de Porto de Moz e Senador José Porfírio, no sudoeste do Pará. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) do estado informou que já foram encontrados 21 corpos de vítimas.