metropoles.com

Laboratório fechado após transplantes com HIV abre sindicância interna

Empresa PCS Lab disse que dará suporte médico e psicológico aos pacientes infectados. Seis pacientes foram infectados após transplantes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Nathan Posner/Anadolu Agency via Getty Images
imagem colorida mostra pessoa com luvas manuseando equipamentos para fazer testes de laboratório
1 de 1 imagem colorida mostra pessoa com luvas manuseando equipamentos para fazer testes de laboratório - Foto: Nathan Posner/Anadolu Agency via Getty Images

O laboratório PCS Lab Saleme, interditado após casos de contaminação por HIV de pacientes transplantados, abriu uma sindicância interna para apurar as responsabilidades do caso.

“Trata-se de um episódio sem precedentes na história da empresa, que atua no mercado desde 1969”, escreveu o laboratório em nota enviada ao Metrópoles.

Reportagem da Band desta sexta-feira (11/10) revelou que seis pacientes foram infectados com HIV após transplante de órgãos. A informação foi confirmada pelo Metrópoles. O laboratório, que fica em Nova Iguaçu (RJ), era responsável pelos testes sorológicos e foi interditado.

Foto colorida da entrada de hospital em Nova Iguaçu - Metrópoles
Fachada do PCS Lab Saleme, em Nova Iguaçu (RJ), envolvido em caso de HIV em transplante

O contrato com a Fundação Saúde, órgão ligado à Secretaria do Estado da Saúde do Rio de Janeiro, foi suspenso. O laboratório foi contratado de forma emergencial e sem licitação. A empresa também afirmou que dará suporte médico e psicológico aos pacientes infectados.

Kit da Anvisa

Ainda em nota, o PCS Lab informou que realizou os testes de HIV como recomendado pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Todos os testes realizados durante a prestação de serviço à Fundação de Saúde do Governo do Rio de Janeiro foram informados para a Central Estadual de Transplantes, que realiza uma revisão.

O Ministério da Saúde informou que vai fazer uma auditoria e determinou novos testes em doadores.

Veja a nota completa do PCS Lab:

O laboratório PCS Lab abriu sindicância interna para apurar as responsabilidades do caso envolvendo diagnósticos de HIV em pacientes transplantados ocorridos no Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de um episódio sem precedentes na história da empresa, que atua no mercado desde 1969.

O laboratório informou à Central Estadual de Transplantes os resultados de todos os exames de HIV realizados em amostras de sangue de doadores de órgãos entre 1º de dezembro de 2023 e 12 de setembro de 2024, período em que prestou serviços à Fundação de Saúde do Governo do Estado. Nesses procedimentos foram utilizados os kits de diagnóstico recomendados pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O PCS Lab dará suporte médico e psicológico aos pacientes infectados com HIV e seus familiares; e reitera que está à disposição das autoridades policiais, sanitárias e de classe que investigam o caso.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?