Kwai lança página para combater desinformação eleitoral
O aplicativo de vídeos curtos fechou parceria com o TSE a fim de manter a integridade do processo eleitoral nas eleições de 2022
atualizado
Compartilhar notícia
O Kwai, aplicativo de criação e compartilhamento de vídeos curtos, fechou parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para combater informações falsas nas eleições brasileiras. O app estreia nesta segunda-feira (4/4) uma página especial com uma série de conteúdos destinados a enfrentar a desinformação eleitoral no ambiente digital.
A parceria faz parte das ações para o Mês do Combate à Desinformação. O lançamento é a primeira iniciativa do acordo do Kwai com o TSE.
Assim como o Twitter, o Facebook e o Instagram, a plataforma passa a publicar conteúdos com informações relacionadas às eleições e que vão explicar e desmistificar temas como fraudes na urna eletrônica, votos em branco e nulos, remuneração para a atuação de mesários e acesso à documentação eleitoral, entre outros assuntos.
Fato ou Boato
Dentro da parceria, o TSE e parceiros de notícias do Kwai pretendem demonstrar, por meio de vídeos, o que é fato e o que é boato sobre as eleições e a Justiça Eleitoral. Serão apresentadas ainda informações úteis sobre o processo eleitoral aos usuários.
As gravações também vão conter dicas a quem acessa o conteúdo para que os usuários possam aprender a identificar notícias falsas e a tirar as principais dúvidas com fontes confiáveis sobre o tema.
De acordo com anúncio do TSE, o usuário também poderá interagir com as postagens, sugerindo dicas que auxiliem na busca da informação correta sobre o processo eleitoral, utilizando a hashtag #FatoOuBoato. Além disso, a plataforma vai disponibilizar ferramentas que encaminham a páginas de checagem de informações e da Justiça Eleitoral.