metropoles.com

Kit covid: Queiroga reitera que Saúde não recomenda “esses fármacos”

Ministro da Saúde ressaltou que, do ponto de vista prático, o que existe é a recomendação das vacinas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o ministro interino Relações Exteriores, Paulino Franco de Carvalho Neto, anunciam medida de cooperação humanitária internacional no enfrentamento à Covid-19 2
1 de 1 O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o ministro interino Relações Exteriores, Paulino Franco de Carvalho Neto, anunciam medida de cooperação humanitária internacional no enfrentamento à Covid-19 2 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reiterou em conversa com jornalistas na noite desta quarta-feira (3/2) que não existe recomendação da pasta para o uso dos fármacos que compõem o kit Covid. O titular da pasta saiu em defesa da vacinação mais uma vez, ao ser perguntado sobre os desdobramentos da polêmica nota técnica assinada pelo secretário Hélio Angotti Neto.

“O que é fundamental é ampliar a cobertura da segunda e da terceira dose. Isso é o fundamental no momento. Essas questões são questões importantes, mas que não são questões que vão fazer a diferença”, disse.

“Inclusive, em relação a esses fármacos, que eu saiba não há nenhuma recomendação do Ministério da Saúde nesse sentido, nenhuma. Em relação a esses fármacos que são aludidos, né? E que sempre se quer voltar a uma questão no início da pandemia”, emendou.

Queiroga também ressaltou que a orientação do Ministério da Saúde é pela vacinação, em portaria aprovada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias ao Sistema Único de Saúde (Conitec), mesma comissão que aprovou as diretrizes que não recomendam o uso do kit Covid.

O relatório aprovado pela Conitec foi rejeitado pelo secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos, Hélio Angotti Neto. A justificativa do médico foi polemizada por incluir uma tabela que apresentava a hidroxicloroquina como efetiva para o tratamento da Covid-19, enquanto vacinas não.

Em pronunciamento, o secretário afirmou que a tabela foi mal interpretada e tirada de contexto. Contudo, uma versão sem a tabela foi publicada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?