Kajuru, Flávio Arns e Chico Rodrigues oficializam filiação ao PSB
Filiação dos parlamentares sinaliza enfraquecimento do Podemos e crescimento do PSB de Alckmin no Senado Federal
atualizado
Compartilhar notícia
Os senadores Jorge Kajuru, Chico Rodrigues e Flávio Arns oficializaram, nesta terça-feira (31/1), a filiação ao PSB, partido do vice-presidente Geraldo Alckmin. A entrada dos parlamentares no partido ocorreu na sede do PSB, em Brasília.
Chico Rodrigues estudava deixar o União Brasil desde o início do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O senador, que havia integrado o PSB no passado, chegou a ter reuniões com ministros de Lula para debater a nova mudança.
“Hoje me encontro aqui com pessoas tão importantes que fizeram e fazem a história do partido. Estamos alinhados com as necessidades do país. Temos esse grande desafio”, afirmou Rodrigues.
Além dos parlamentares e do vice-presidente Geraldo Alckmin, participou do evento o senador Jaques Wagner (PT-BA), que será líder do governo no Senado. Chico Rodrigues ressaltou a participação de Wagner no diálogo entre a bancada do PSB e o governo Lula.
“Ele, com sua capacidade de articulação e sua habilidade, irá facilitar e oportunizar a bancada do PSB a fazer parte desse processo que é um sonho para todos nós”, disse Rodrigues.
Enfraquecimento do Podemos
A saída de Jorge Kajuru do Podemos foi anunciada pelo senador na última semana. Além de integrar o PSB, Kajuru será líder da sigla na próxima legislatura, que se inicia na quarta-feira (1º/2).
A bancada do Podemos também foi enfraquecida com a saída do senador Flávio Arns, que integrava o partido desde 2020. Após a saída dos três parlamentares, o Podemos fica com quatro Senadores: Eduardo Girão (CE), Styvenson Valentim (RN), Marcos do Val (ES) e Oriovisto Guimarães (PR).
Com a filiação de Arns, Kajuru e Chico Rodrigues ao PSB, a bancada do partido ganha força e alcança o marco de 4 senadores. Além dos recém-filiados, Ana Paula Lobato completa a bancada como suplente de Flávio Dino, ministro da Justiça.