metropoles.com

Zelotes: juiz manda Palocci e Jobim deporem em ação contra Lula

Ex-presidente havia pedido para que os ex-ministros não fossem ouvidos. Magistrado negou a solicitação e marcou audiência para março

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JOSÉ CRUZ/ABR
1200px-Palocci134936-840×577
1 de 1 1200px-Palocci134936-840×577 - Foto: JOSÉ CRUZ/ABR

O juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara da Justiça Federal em Brasília, determinou que os ex-ministros petistas Antonio Palocci e Nelson Jobim sejam ouvidos na ação penal que apura o pagamento de propina ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao filho dele Luís Cláudio Lula da Silva na compra dos caças suecos Gripen NG.

Lula havia entrado com um pedido para que os depoimentos, inicialmente marcados para novembro do ano passado, fossem cancelados. A defesa do ex-presidente alegava “constrangimento ilegal” na convocação dos ex-ministros. No entanto, o juiz negou a solicitação do petista e remarcou as audiências para o dia 18 de março de 2019.

“As declarações sucintas e diretas de Antônio Palloci, que já foi Ministro da Fazenda e depois Ministro da Casa Civil, precisam ser contrastadas em juízo com as demais provas, em especial as provas contrárias produzidas, sob pena de que palavras soltas sem os devidos esclarecimentos possam gerar mais dúvidas com repercussão na verdade processual, em face da juntada do depoimento de terceiro em procedimento administrativo”, afirmou Vallisney, na decisão.

Nesse processo, Lula é acusado de interferir na compra de caças Gripen, da empresa sueca Saab, pelo governo brasileiro. Em troca, Luís Cláudio Lula teria recebido dinheiro. A defesa dos dois nega as acusações. Já Vallisney quer ouvir os dois ex-ministros porque Palocci, em depoimentos passados, relatou um suposto encontro entre Lula, Nelson Jobim e o ex-presidente francês Nicolas Sarkozy “sobre assinatura de documento ou protocolo referente a caças”.

Lula cumpre uma pena de 12 anos e um mês de prisão depois de ter sido condenado em segunda instância no caso do tríplex no Guarujá (SP), da Operação Lava Jato, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. No processo dos caças, ele é acusado de tráfico de influência e lavagem de dinheiro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?