metropoles.com

Zelotes aponta e-mail de Giannetti como prova de intermediação

Diante das acusações, economista deixa coordenação geral da campanha de Dória e sai da função de conselheiro de Alckmin

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Edilson Rodrigues/Agência Senado
ROBERTO GIANNETTI DA FONSECA
1 de 1 ROBERTO GIANNETTI DA FONSECA - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Na decisão do juiz federal Vallisney de Souza Oliveira, atendendo aos pedidos de busca e apreensão contra os investigados na 10ª fase da Operação Zelotes, ele detalha a participação do economista Roberto Giannetti.

A ação investiga um suposto esquema que teria livrado a empresa siderúrgica Paranapanema de dívidas no valor de R$ 650 milhões junto ao Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

O magistrado cita a intermediação de Giannetti por meio de mensagens eletrônicas, prova apresentada pelo Ministério Público Federal.

“Vladmir Spíndola , além do enviar diversas mensagens eletrônicas comprometedoras aos demais investigados, principalmente para Meigan Sack teria repassado para sua mãe, Lytha Spindola, um e-mail suspeito encaminhado anteriormente por Roberto Giannetti da Fonseca, em que se autodenomina presidente da Kaduna. Na referida mensagem, Roberto Giannetti comunicou ao representante da Paranapanema sobre o encaminhamento do processo para a PGFN (Procuradoria Geral da Fazenda Nacional) , mencionando o nome do então Ministro Mauro Borges e do Secretário Daniel Godinho, ambos do MDIC (Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior)”, aponta a decisão.

Além disso, o juiz atendeu o pedido do Ministério Público Federal e afastou os sigilos bancário, fiscal, telefônico e telemático de todos os investigados. Esta fase da Zelotes apura um suposto esquema, montado com a participação de empresários, advogados e agentes públicos, com o objetivo de livrar a empresa Paranapanema de dívidas com a Receita Federal.

Campanha
Diante das acusações, o economista se afastou nesta quinta-feira (26/7) da coordenação geral do programa de governo do pré-candidato tucano ao governo do Estado, João Dória (PSDB). Giannetti também é colaborador da campanha de Geraldo Alckmin (PSDB) à Presidência da República. Ele também se afastou desta função.

A coligação divulgou nota confirmando o afastamento. “A coligação Acelera São Paulo informa que o economista Roberto Giannetti da Fonseca, coordenador geral do programa de governo, decidiu se licenciar da função. O objetivo do afastamento é se dedicar à elaboração de sua defesa nas investigações da Operação Zelotes”.

De acordo com o Ministério Público Federal, a empresa de Giannetti, a Kaduna Consultoria recebeu o repasse de R$ 8 milhões da siderúrgica Paranapanema para atuar nos supostos esquema.

Outro lado
Giannetti nega esta participação por meio de nota. “A Kaduna Consultoria e Roberto Giannetti da Fonseca declararam que estão abertos a prestar qualquer informação e a colaborar integralmente com a Justiça Federal para elucidação de qualquer fato relacionado a investigação Zelotes.

“Ele reafirma que aqueles que o conhecem sabem que ele sempre se pautou pelos princípios éticos e legais no relacionamento com seus clientes e com as autoridades públicas, sendo totalmente infundadas as suspeitas levantadas contra si e sua empresa”, diz a nota.

Em resposta ao Metrópoles, a empresa Paranapanema afirmou que “a companhia tampouco seus administradores ou gestores atuais foram alvo ou notificados oficialmente. A Companhia repudia quaisquer atos de ilegalidade e conta com rigorosas políticas de controle e conformidade, que têm sido permanentemente aprimoradas.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?