metropoles.com

Wilson Lima não vai depor à CPI da Covid-19, diz advogado

Depoimento do governador do Amazonas estava marcado para às 9h desta quinta-feira (10/6), mas ele pediu habeas corpus para o STF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Secom
Wilson Lima
1 de 1 Wilson Lima - Foto: Divulgação/Secom

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), não vai depor na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19. A informação foi confirmada pelo advogado Nabor Bulhões ao Metrópoles.

O depoimento de Wilson Lima estava marcado para às 9h desta quinta-feira (10/6). O senador Omar Aziz, presidente da CPI, também não havia sido informado da ausência de Lima até as 8h30 desta quinta-feira.

Na noite dessa quarta-feira (9/6), a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber concedeu o habeas corpus pedido pelo governador para não ir ao Senado Federal.

Na justificativa da decisão, a ministra registrou: “Na espécie, constato que o paciente não apenas está sendo investigado no âmbito da Operação Sangria, mas também figura como denunciado na APn 993/DF, em tramitação no Superior Tribunal de Justiça. Evidencia-se inequivocamente a sua condição de acusado no contexto de investigações que apuram o desvio e má aplicação de verbas públicas federais no âmbito da execução das políticas de saúde para o enfrentamento da Pandemia decorrente da Covid-19″.

“Tais razões, no meu entender, impõem, em observância ao direito à não autoincriminação, a convolação da compulsoriedade do ato convocatório em facultatividade, a ser exercida discricionariamente pelo paciente no interesse de sua defesa”, completou Weber.

3 imagens
Governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil)
Governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC)
1 de 3

Governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC)

Diego Peres/Secom
2 de 3

Governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil)

Isac Nóbrega/PR
3 de 3

Governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC)

Divulgação/Secom

Lima também justificou que não poderia viajar a Brasília por causa da situação de violência vivida no Amazonas. Vários ataques de facções são feitos a órgãos do Estado, depois que um traficante foi morto. “O povo precisa mais de mim aqui nesse momento”, afirmou o governador.

Wilson Lima seria o primeiro dos chefes do Executivo estadual a prestar depoimento à comissão. Se aceitasse comparecer à CPI, o governador seria pressionado por investigações de desvio de recursos federais para o combate à Covid-19 no estado e cobrado pela crise de desabastecimento do oxigênio hospitalar em Manaus.

Em janeiro deste ano, Manaus, capital amazonense, foi palco de uma grave crise de desabastecimento do oxigênio hospitalar, que fez o sistema de saúde local entrar em colapso e culminou na morte de milhares de amazonenses.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?