metropoles.com

Weber nega ação de Moro contra acesso de Lula a mensagens da Lava Jato

O acesso do ex-presidente da República aos diálogos revelados por hackers foi autorizado pelo ministro Ricardo Lewandowski

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Dida Sampaio|Estadão
Rosa Weber
1 de 1 Rosa Weber - Foto: Dida Sampaio|Estadão

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou uma ação apresentada pelo ex-ministro da Justiça Sergio Moro contra o acesso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) às mensagens da Operação Spoofing.

A investigação mira um grupo de hackers que invadiu celulares de autoridades, atingindo o próprio Moro e procuradores que atuaram na força-tarefa da Lava Jato em Curitiba. O ex-juiz também queria que o Supremo declarasse que são inadmissíveis como prova as mensagens obtidas pelos criminosos.

O acesso de Lula às mensagens foi autorizado pelo ministro Ricardo Lewandowski. No mês passado, em uma nova derrota da Lava Jato, a 2ª Turma do STF confirmou o entendimento de Lewandowski, mantendo o acesso do petista ao material. O placar elástico, de 4 a 1, escancarou o isolamento do relator da Lava Jato no tribunal, Edson Fachin.

Conforme informou o Estadão, o Supremo se tornou um novo foco de oposição à Lava Jato. Uma mudança na correlação de forças entre os ministros e os desgastes internos da presidência de Luiz Fux, integrante da ala pró-Lava Jato, tornaram o cenário mais desfavorável ao legado da investigação.

A operação já tinha sido abalada por uma ofensiva da cúpula da Procuradoria-Geral contra procuradores de Curitiba e, agora, enfrenta uma tentativa de aliados e inimigos políticos do presidente Jair Bolsonaro de “desconstruir” Moro.

Subterfúgio processual

Ao entrar com uma reclamação no Supremo, a defesa de Moro argumentou que Lewandowski não teria competência para decidir sobre o acesso de Lula às mensagens dos hackers. O ex-ministro da Justiça alegou que Lula utilizou um “subterfúgio processual” para “contornar a prevenção” de Fachin, responsável por analisar casos da Lava Jato e recursos decorrentes de condenações impostas contra o petista.

A defesa de Lula pretende utilizar o material da Spoofing para reforçar as acusações de suspeição contra Moro e desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

A ação de Moro é assinada pela sua mulher, a advogada Rosângela Wolff Moro. Antes de assumir os casos da Lava Jato na 13ª Vara Federal de Curitiba, o então juiz atuou no gabinete de Rosa Weber no STF, auxiliando a ministra no processo do mensalão.

“Mensagens imprestáveis”

Moro também alegou ao Supremo que as mensagens apreendidas na Spoofing são ilegais, obtidas por criminosos, e imprestáveis para quaisquer fins.

Em uma decisão de 19 páginas, Rosa Weber apontou para a impossibilidade jurídica de o pedido ser aceito, devido à inadequação do instrumento processual utilizado e da falta de legitimidade de Moro de questionar a distribuição do caso.

“Daí a inviabilidade de invocarem-se regras regimentais de distribuição interna de processos – pelo critério da prevenção (de que caberia a Fachin analisar o pedido de Lula de acesso às mensagens) – no âmbito desta Corte, para, assim, cogitar de uma inconcebível usurpação de competência do STF pelo próprio STF”, observou a ministra, em decisão assinada na última sexta-feira (5/3).

“No caso concreto, ainda há o agravante de que já submetida, a decisão reclamada, ao crivo da Segunda Turma desta Corte, que manteve, em sua integralidade, o ato decisório ora hostilizado”, acrescentou Rosa Weber.

8 imagens
Ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber
Ministra do STF Rosa Weber
Igo Estrela/Especial para o Metrópoles
Ex-juiz Sergio Moro é aposta do Podemos para candidatura ao Planalto
Sergio Moro foi ministro da Justiça no governo Bolsonaro
1 de 8

Ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 8

Ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber

Carlos Moura/SCO/STF
3 de 8

Ministra do STF Rosa Weber

Michael Melo/Metrópoles
4 de 8

Igo Estrela/Especial para o Metrópoles

Igo Estrela/Especial para o Metrópoles
5 de 8

Ex-juiz Sergio Moro é aposta do Podemos para candidatura ao Planalto

Rafaela Felicciano/Metrópoles
6 de 8

Sergio Moro foi ministro da Justiça no governo Bolsonaro

Hugo Barreto/Metrópoles
7 de 8

Ex-juiz Sergio Moro é aposta do Podemos para candidatura do Planalto

Reprodução
8 de 8

Ex-juiz Sergio Moro

Igo Estrela/Metrópoles

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?