metropoles.com

Vaza Jato: ABJD apresenta notícia-crime ao STF para investigar Moro

O grupo de juízes quer que o Supremo intime a PGR para instaurar investigação sobre a conduta do ex-juiz e de procuradores da Lava Jato

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Raimundo Sampaio/Especial para o Metrópoles0
sergio-moro6
1 de 1 sergio-moro6 - Foto: Raimundo Sampaio/Especial para o Metrópoles0

A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) apresentou, nesta segunda-feira (16/09/2019), notícia-crime no Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar as supostas ilegalidades praticadas por membros da Operação Lava Jato e pelo ex-juiz Sergio Moro, responsável pela condução dos processos da força-tarefa à época dos fatos.

A inciativa teve como base a matéria publicada na Folha de São Paulo que divulgou registros – frutos da invasão de celulares de autoridades e entregues de forma anônima ao site The Intercept Brasil, posteriormente compartilhados com veículos parceiros – atribuídos a procuradores da Lava Jato sobre a divulgação dos áudios de conversas entre os ex-presidentes petistas Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva.

Para a ABJD, há indícios dos seguintes crimes praticados pelos integrantes da Lava Jato: prevaricação, abuso de autoridade por ato praticado com abuso de poder e denunciação caluniosa.

“A sociedade assiste à divulgação da conduta ilegal de servidores públicos que deveriam seguir o mais rigoroso critério de obediência aos ditames legais, sem que nada seja feito pelas autoridades, como se fossem cidadãos acima da lei”, ressalta a entidade.

Para os Juristas pela Democracia, é fundamental que o STF dê um encaminhamento que seja coerente com os “ditames do Estado de Direito e do estabelecimento da busca da verdade”.

A ABJD requer que o STF intime a Procuradoria-Geral da República (PGR) para que instaure procedimento investigatório com o objetivo de apurar todas as condutas dos envolvidos na Vaza Jato.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?