metropoles.com

Turma do STF vai julgar presencialmente grampos telefônicos de Lula

Decisão atende pedido do ministro Ricardo Lewandowski. Defesa do ex-presidente pede anulação de interceptações telefônicas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Carlos Humberto/SCO/STF
lewandowski-840×568
1 de 1 lewandowski-840×568 - Foto: Carlos Humberto/SCO/STF

 

Atendendo a um pedido do ministro Ricardo Lewandowski, a 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar de forma presencial reclamação apresentada pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que solicita a anulação de interceptações telefônicas feitas em aparelhos do petista. A informação é do jornal O Globo.

O tema tinha sido liberado pelo relator, ministro Edson Fachin, para julgamento virtual – o procedimento já havia resultado na negação do pedido da defesa do petista. Mas antes de outros ministros votarem, Lewandowski pediu que o caso fosse levado a julgamento físico, interrompendo, assim, a análise virtual.

A reportagem lembra que os grampos telefônicos feitos em aparelhos do ex-presidente em 2016 registraram conversas com a então presidente, Dilma Rousseff; o então ministro Jaques Wagner, os senadores Lindbergh Faria (PT-RJ) e Jorge Viana (PT-AC), entre outros. Segunda a defesa de Lula, como os interlocutores da ex-chefe do Executivo nacional  tinham foro privilegiado, o juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba (PR), deveria ter encaminhado o caso imediatamente ao Supremo.

No entanto, o magistrado não tomou essa providência e ainda retirou o sigilo dos áudios. “Entre as gravações divulgadas, está a que Lula e Dilma conversam sobre o termo de posse dele como ministro da Casa Civil, no final do governo da petista. Por causa dessa conversa, o ministro Gilmar Mendes, do STF, suspendeu a posse de Lula na pasta”, registra O Globo.

O Ministério Público Federal (MPF) defende a legalidade das gravações e do uso dos áudios em processos sob a jurisdição de Moro. Segundo o MPF, o próprio Supremo autorizou a utilização das gravações em casos envolvendo o ex-presidente. A data da apreciação do tema pela 2ª Turma ainda não foi marcada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?