metropoles.com

TSE rejeita por unanimidade recurso de Bolsonaro contra o Datafolha

O deputado federal e pré-candidato à Presidência da República questionava teor de perguntas feitas pelo instituto sobre seu patrimônio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Dida Sampaio/Estadão
bolsonaro2-840×560
1 de 1 bolsonaro2-840×560 - Foto: Dida Sampaio/Estadão

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou, por unanimidade, nesta quinta-feira (17/5), recurso do deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ) que questionava o teor de perguntas feitas sobre ele em uma pesquisa do Datafolha. A informação é do jornal O Jota.

O parlamentar, que é pré-candidato à Presidência da República, havia tentado suspender em janeiro a divulgação de um estudo do instituto argumentando à Justiça Eleitoral que era tendenciosa a inclusão de perguntas a respeito do aumento de seu patrimônio.

O ministro Sergio Banhos – relator do caso – negou, na ocasião, um pedido de liminar e, posteriormente, julgou improcedente a representação de Bolsonaro. A pesquisa foi divulgada no dia 31 de janeiro.

Na enquete, o instituto fez a seguinte pergunta: “Você tomou conhecimento sobre denúncias envolvendo o aumento do patrimônio da família do deputado Jair Bolsonaro desde o início da sua carreira política?”

O parlamentar recorreu e o plenário do tribunal, composto por sete ministros, julgou o pedido improcedente nesta quinta (17).

“As pesquisas constituem mais do que simples levantamento estatístico de intenção eleitoral. O resultado de pesquisas tem potencial para além de informar, influenciar substancialmente o voto do eleitor e além disso orientar os rumas das campanhas”, afirmou o relator.

Os colegas de TSE seguiram seu voto. O ministro Tarcísio Vieira destacou a importância da liberdade de expressão e disse que a atuação da Justiça Eleitoral deve se dar de maneira minimalista. “A palavra “denúncia” foi usada no sentido de “notícia”, segundo ele.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?