metropoles.com

TSE nega pedido para declarar Lula inelegível desde já

MBL queria proibição imediata de candidatura. Rosa Weber ressalta que ex-presidente ainda não oficializou entrada na corrida ao Planalto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Luiz Inácio Lula da Silva durante evento do PT em Brasília. – Brasília(DF), 24/04/2017
1 de 1 Luiz Inácio Lula da Silva durante evento do PT em Brasília. – Brasília(DF), 24/04/2017 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Presidente em exercício do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a ministra Rosa Weber negou, na noite desta quarta-feira (18/7), o pedido de integrantes do Movimento Brasil Livre (MBL) para declarar, imediatamente, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inelegível. A magistrada rejeitou a solicitação, protocolada na última sexta-feira (13), sem analisar o mérito.

Segundo Rosa Weber, o petista ainda não é oficialmente candidato, pois a convenção do partido sequer foi realizada. A ministra argumentou ainda que o pedido foi apresentado por meio de “instrumento procedimental atípico, oriundo de agente falho de legitimação, fora do intervalo temporal especificamente designado pela lei para tanto”. Destacou, também, o fato de a ação ser “genérica”, apresentada por coordenadores de movimento social antes do início do período legalmente destinado à oficialização das candidaturas.

“Há o devido processo legal a cumprir, garantia constitucional cuja observância condiciona a legitimidade jurídica dos atos e decisões do Estado-Juiz, em reverência ao primado da lei, a impor desde logo o juízo de não conhecimento da presente arguição de inelegibilidade”, afirmou a ministra em sua decisão.

Na petição, os coordenadores do MBL Rubens Alberto Gatti Nunes e Kim Kataguiri argumentaram que o TSE deveria reconhecer “desde logo a evidente inelegibilidade” Lula, condenado pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região a 12 anos e um mês de prisão pelas práticas de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

Confira abaixo a decisão do TSE:

Decisão de Inelegibilidade (Lula) – PET n. 060073463-DF. by Metropoles on Scribd

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?