metropoles.com

TSE determina remoção de postagens de André Janones contra Bolsonaro

Deputado federal tentou associar a suspensão do pagamento do piso salarial da enfermagem ao presidente Jair Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Paulo Sergio/Câmara dos Deputados
imagem colorida de andré janones de terno - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida de andré janones de terno - Metrópoles - Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados

O ministro Paulo de Tarso Vieira Sanseverino, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou nesta quinta-feira (8/9) que o Twitter e o Facebook excluam em 24 horas três publicações do deputado federal André Janones, aliado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Nas postagens, o parlamentar tenta relacionar a suspensão do pagamento do piso salarial para profissionais da enfermagem ao governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). “Parece que foi o partido do presidente Bolsonaro que pediu a suspensão da lei que aprovamos para garantir o piso salarial da enfermagem”, dizia uma das publicações. “Missão do dia: viralizem isso!”, continuava outro texto.

Em resposta à jornalista Vera Magalhães no Twitter, Janones admitiu: “Eu não divulguei fake news, só deixei uma fala no ar, exatamente como eles fazem: Partido de Bolsonaro estaria por trás do pedido que derrubou o piso. Eu ainda frisei eu a informação precisava ser confirmada. É bonito? Não. Tem outra forma de estancar fake news? Por ora, também não.”.

“Observo que as publicações impugnadas divulgaram afirmações inverídicas e manipuladas de que o candidato Jair Messias Bolsonaro e seu partido provocaram, de algum modo, a suspensão da lei que instituiu o piso salarial nacional para profissionais da enfermagem, transmitindo a falsa mensagem de que ‘Bolsonaro declara guerra à enfermagem'”, argumenta Sanseverino.

O ministro também esclarece que “a suspensão da lei que criou o piso salarial nacional da enfermagem decorreu de decisão cautelar do Supremo Tribunal Federal“. Por fim, conclui que o candidato a deputado federal “divulgou informações falsas em seus perfis de rede social mesmo diante da certeza de que o conteúdo publicado era inverídico, conduta esta que foi repreendida, inclusive, por alguns veículos de comunicação social”.

Janones tem o prazo de dois dias para apresentar sua defesa em relação ao caso. Se as plataformas não removerem as publicações no prazo estipulado, estão sujeitas a multa diária de R$ 10 mil.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?