metropoles.com

TRT obriga Caixa a substituir terceirizados por aprovados em concurso

Recurso da empresa pública foi negado, o que garantiu chamamento de engenheiros e arquitetos aprovados em certame

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
TRT
1 de 1 TRT - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10) negou em unanimidade o recurso da Caixa Econômica Federal (CEF) contra sentença de primeira instância que obriga o banco a contratar engenheiros e arquitetos aprovados no último concurso público.

No recurso negado, a Caixa tentou invalidar a decisão judicial de primeira instância, afirmando que as funções das áreas de engenharia e arquitetura não fazem parte do escopo de atividades finalísticas da empresa, podendo ser terceirizadas. Nenhum argumento apresentado, contudo, foi aceito: os desembargadores do TRT-10 entenderam haver ilegalidade na terceirização desses profissionais, com a clara intenção de reduzir custos trabalhistas.

“Ora, mesmo com a necessidade de suprir carência do seu quadro de pessoal, nos cargos de arquiteto e de engenheiro, cujo ingresso se dá por concurso público, a CEF optou por lançar edital de credenciamento para empresas terceirizadas atuarem nessa área”, destaca a desembargadora relatora do processo, Elke Doris Just.

Com a decisão da Corte trabalhista, a Caixa é obrigada a chamar os aprovados no certame, fica proibida de contratar terceirizados para esses serviços e terá de pagar R$ 1 milhão a título de indenização por dano moral coletivo. O prazo para cumprir a determinação é de 180 dias, e a multa, se houver descumprimento, é de R$ 50 mil por item não obedecido. (Com informações do Ministério Público do Trabalho)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?