metropoles.com

TRF-4 rejeita recurso de José Dirceu contra condenação em 2ª instância

O político foi sentenciado a 30 anos de cadeia por corrupção passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro

atualizado

Compartilhar notícia

Dida Sampaio/Estadão
jose dirceu
1 de 1 jose dirceu - Foto: Dida Sampaio/Estadão

Fora da cadeia por decisão do Supremo Tribunal Federal, que revogou sua prisão preventiva, o ex-ministro José Dirceu teve negado, nesta quinta-feira (19/4), mais um recurso pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). A votação foi unânime pela rejeição dos embargos infringentes: 6 a 0. Após o julgamento, a Corte determinou a execução provisória da pena com o esgotamento do processo na segunda instância.

O mesmo TRF-4 já havia aumentado a sanção a Dirceu, de 20 anos e 10 meses para 30 anos e 9 meses de cadeia, por corrupção passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro no processo que investigou irregularidades na Diretoria de Serviços da Petrobras.

A partir da publicação do acórdão do julgamento, a defesa do ex-ministro terá 12 dias para apresentar embargos de declaração, que não têm o poder de mudar a decisão.

Entre as solicitações da defesa no recurso apreciado pelo TRF-4 nesta quinta (19), estava o recálculo da pena. Além disso, pedia que a multa a ser paga por Dirceu fosse deliberada pela a 12ª Vara de Execução, em Curitiba, órgão de execução penal, e não pelo TRF-4.

O ex-ministro foi preso em 2015 na 17ª fase da Operação Lava Jato, mas conseguiu habeas corpus no STF em 2017. A corte considerou que o tempo atrás das grades, de 1 ano e 9 meses, reduziu sua capacidade de voltar a cometer crimes, pois o PT, grupo político sobre o qual ele tinha influência, já estava fora do poder.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?