metropoles.com

TRF-4 nega recurso e mantém pena do ex-senador do DF Gim Argello

Ex-parlamentar foi condenado a 11 anos e 8 meses pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
gim argello – lava jato
1 de 1 gim argello – lava jato - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O colegiado do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) manteve a condenação do ex-senador do Distrito Federal Gim Argello, por maioria de votos, em julgamento realizado nessa quinta-feira (17/5).

Os advogados de Gim entraram com pedidos de embargos infringentes após a Corte recusar os impedimentos de declaração. A defesa pediu absolvição, redução de pena e revisão da indisponibilidade dos bens, determinada pelo juiz Sérgio Moro. Contudo, nenhum pleito foi acatado.

O ex-senador, preso desde abril de 2016, durante desdobramentos da Operação Lava Jato, foi condenado inicialmente a 19 anos de prisão por Moro pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Em novembro de 2017, contudo, o ex-parlamentar do DF teve a punição reduzida para 11 anos e 8 meses de reclusão.

Denúncia
Gim Argello foi denunciado por pedir a dirigentes de empreiteiras pagamento de vantagem indevida para protegê-los, inclusive deixando de convocá-los para depoimento na comissão parlamentar de inquérito, instaurada no Senado para apurar crimes ocorridos na Petrobras, e na comissão parlamentar mista de inquérito, instaurada no Senado e na Câmara para apurar esses mesmos crimes durante 2014.

Segundo as investigações, o ex-senador brasiliense teria pedido R$ 5 milhões ao empreiteiro Ricardo Ribeiro Pessoa, pagos na forma de doações eleitorais registradas a partidos indicados pelo ex-senador. Ele também teria solicitado propina a outras empreiteiras, que não fizeram o pagamento.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?