TRF-4 nega recurso de Bumlai e suspende ação de Fernando Baiano
Justiça manteve a condenação do empresário e pecuarista pelos crimes de corrupção passiva e gestão fraudulenta. Ele cumprirá 9 anos preso
atualizado
Compartilhar notícia
O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) negou recursos da defesa do empresário e pecuarista José Carlos da Costa Marques Bumlai. Dessa maneira, foi mantida a condenação pela prática dos crimes de corrupção passiva e gestão fraudulenta de instituição financeira. Bumlai terá de cumprir 9 anos e 10 meses de reclusão.
No mesmo julgamento, o lobista Fernando Antônio Falcão Soares, mais conhecido como Fernando Baiano, teve sua ação acatada pela Corte. Assim, o TRF-4 suspendeu tanto o processo penal quanto a condenação de Baiano, nos termos do acordo de delação premiada.
Ele e Bumlai foram condenados em ação penal no âmbito das investigações da Operação Lava Jato. Em 30 de maio deste ano, ambos tiveram as condenações confirmadas pela 8ª Turma do TRF-4. Na ocasião, foi julgada a apelação criminal na qual eles e mais seis são réus. À época, o lobista foi condenado por corrupção passiva a uma pena de 5 anos, 6 meses e 20 dias de reclusão.