metropoles.com

TRF-4 nega pedido de Lula e mantém Moro em caso do sítio de Atibaia

Advogados do ex-presidente alegavam que o juiz era suspeito para julgar o processo. Para TRF-4, assunto já foi debatido exaustivamente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
GABRIELA BILÓ/ESTADÃO CONTEÚDO
Sérgio Moro
1 de 1 Sérgio Moro - Foto: GABRIELA BILÓ/ESTADÃO CONTEÚDO

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) negou, mais uma vez, um pedido da defesa do ex-presidente Lula para que o juiz Sérgio Moro fosse considerado suspeito. O pleito indeferido nesta terça-feira (31/1) faz parte do processo a respeito do suposto recebimento de vantagem indevida pelo político na forma de um sítio em Atibaia (SP).

Segundo os advogados do petista, o magistrado teria perdido a imparcialidade para julgar a ação penal que trata do caso e se tornado suspeito em razão de atos praticados nos processos contra o ex-presidente.

Ao negar o pedido, no entanto, o desembargador federal João Pedro Gebran Neto, relator dos recursos da Operação Lava Jato no TRF-4, afirma que as questões apresentadas, as quais supostamente atestariam a quebra de imparcialidade do juiz, já foram “exaustivamente analisadas pela 8ª Turma em outras ações semelhantes propostas pela defesa do ex-presidente”.

Com a decisão, o processo do sítio de Atibaia permanece sob a responsabilidade do juiz Sérgio Moro. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), as empreiteiras OAS e Odebrecht teriam repassado vantagem indevida ao ex-presidente Lula por meio de reformas milionárias no imóvel. Para a procuradoria, existem indícios de que o sítio é do petista. Entre 2012 e 2016, o político viajou com a família ao local 111 vezes.

No último dia 24, Lula também sofreu uma derrota no TRF-4. A 8ª Turma da Corte acatou recurso do MPF e aumentou a pena do ex-presidente, condenado em primeira instância a 9 anos e 6 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Com a decisão dos desembargadores, a sentença de reclusão passou para 12 anos e 1 mês.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?