metropoles.com

TRF-4 confirma condenação de Vaccari, Cerveró e Bumlai

Outros três réus também tiveram suas sentenças mantidas, em processo sobre empréstimo de R$ 12 milhões para o PT

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
tribunal regional federal da 4ª região trf4 porto alegre
1 de 1 tribunal regional federal da 4ª região trf4 porto alegre - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) julgou, nesta quarta-feira (30/5), apelação de sete réus da Operação Lava Jato ligados às transações do Grupo Schahin. O ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto e o pecuarista José Carlos Bumlai tiveram suas sentenças confirmadas. Além deles, os sócios do grupo Schahin, Salim Taufic Schahin e Milton Taufic Schahin, e o operador Fernando Falcão Soares também tiveram suas condenações mantidas.

Fernando Schahin, que havia sido condenado a 5 anos e 4 meses em primeira instância, foi absolvido. Mas, apenas Bumlai, Milton e Vaccari continuam com a mesma pena – 9 anos e 10 meses para os dois primeiros, 6 anos e 8 meses para o último. Salim, Cerveró e Falcão tiveram redução de alguns meses em suas condenações.

Entenda
Segundo a Operação Lava Jato, Bumlai teria sido o beneficiário de empréstimo concedido pelo Banco Schahin de R$ 12 milhões em 2004.

“Ele serviu de intermediário para omitir o real destino do dinheiro, que era o Partido dos Trabalhadores (PT). Em contrapartida, a empresa Schahin Engenharia foi contratada pela Petrobras para operar o navio-sonda Vitória 10.000 pelo prazo de 10 anos, prorrogáveis por mais 10, num valor global de 1,5 bilhão de dólares”, informou o TRF-4.

Já Falcão teria intermediado a contratação da Schahin pela Petrobras, enquanto Vaccari aceitado a vantagem indevida em favor do PT. Cerveró é acusado de ter atuado para que os valores da propina chegassem à legenda, no entanto, ele fez um acordo de delação premiada e está em liberdade.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?