metropoles.com

TRE-RJ mantém inelegibilidade de Rosinha Garotinho

Ex-governadora teria participado de esquema de concessão de programa assistencial para ganhar votos no pleito de 2016

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo
Imagem colorida de Rosinha Garotinho, ex-gobernadora do Rio
1 de 1 Imagem colorida de Rosinha Garotinho, ex-gobernadora do Rio - Foto: José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo

Em decisão nesta quarta-feira (25/7), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) manteve a inelegibilidade da ex-governadora Rosinha Garotinho por oito anos, a contar de 2016. De acordo com a Corte, houve abuso de poder político e econômico nas eleições de 2016.

No despacho, o tribunal concluiu que Rosinha participou de um esquema de concessão e distribuição, de forma fraudulenta, do programa assistencial Cheque Cidadão, visando à obtenção de votos no pleito de 2016. A ex-chefe do Executivo fluminense pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“De junho a julho de 2016, oficialmente, houve um acréscimo de 1.203 agraciados com o programa assistencial, volume muito acima da média mensal de inclusão de novos beneficiários. A partir de julho do mesmo ano, três meses antes do pleito, o número de beneficiários do aludido programa mais do que dobrou, alcançando o número de 30.470 beneficiários”, pontou, em seu voto, a desembargadora Cristiane Frota, relatora do caso.

Também foram condenados Francisco Arthur de Souza Oliveira e Mauro José da Silva, candidatos, respectivamente, a prefeito e a vice-prefeito pela coligação Frente Popular Progressista de Campos nas eleições daquele ano. Ambos tiveram o registro de candidatura cassado.

Outro lado
De acordo com o advogado de Rosinha Garotinho, Carlos Azeredo, a defesa vai recorrer ao TSE, instância que, segundo ele, tem revertido todas as decisões do TRE relacionadas ao caso. Ainda segundo o defensor, toda a Operação Chequinho é fruto de perseguição política. Na ocasião do julgamento da ex-governadora, Azeredo afirmou não ter ocorrido sequer perícia nas provas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?