metropoles.com

Toffoli presidirá sessão do STF que julga pedido de liberdade de Cunha

A Corte também julgará nesta quinta o recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pede anulação de provas obtidas na Lava Jato

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Dorivan Marinho/SCO/STF
dias-toffoli_STF_-brasilia03
1 de 1 dias-toffoli_STF_-brasilia03 - Foto: Dorivan Marinho/SCO/STF

A sessão plenária do Supremo Tribunal Federal (STF) desta quinta-feira (9/2) será presidida pelo vice-presidente da Corte, ministro Dias Toffoli. A presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, não estará presente devido à morte de seu pai, nesta manhã. Estão previstos para julgamento nesta tarde recursos do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em processos relacionados à Operação Lava Jato.

O julgamento referente a Lula e Cunha estava previsto para esta quarta (8), na primeira sessão após a morte de Teori Zavascki, em acidente aéreo no mês passado. Mas, o STF adiou a decisão para esta quinta, sob justificativa de que a Corte provavelmente se dedicaria, até o fim dos trabalhos do dia, à análise do único caso chamado para julgamento, que envolve a responsabilidade da administração pública por encargos trabalhistas na terceirização.

Na sessão desta quarta-feira (8), os ministros do STF discutiram um processo sobre a responsabilidade subsidiária da administração pública por encargos trabalhistas gerados em caso de inadimplência de empresa terceirizada. A expectativa era a de que esse julgamento fosse concluído nesta quinta-feira com o voto de Cármen.

Condolências
Florival Rocha faleceu aos 98 anos, em Espinosa, município ao norte de Minas Gerais. Ele estava com a saúde debilitada. O pai da presidente do STF era viúvo e deixa sete filhos. Pela manhã, o ministro Gilmar Mendes prestou condolências à ministra durante a sessão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“A ministra Cármen Lúcia foi a primeira mulher a presidir o TSE, com vigor e energia. Todos nós apresentamos a Sua Excelência e aos seus familiares as condolências nessa hora de profundo pesar”, disse Mendes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?