metropoles.com

Toffoli: inquérito do STF descobriu “ameaças gravíssimas” a ministros

Segundo o presidente da Corte, após a abertura das investigações as agressões contra os integrantes do tribunal e familiares diminuíram

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles
Dias Toffoli
1 de 1 Dias Toffoli - Foto: Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, afirmou que o inquérito aberto para apurar notícias falsas e ações contra a Corte descobriu ameaças “gravíssimas” contra os magistrados e cidadãos. As declarações foram feitas em entrevista ao programa Globo News, que vai ao ar na noite desta terça-feira (17/08/2019), e divulgadas pelo G1.

“Nós conseguimos, através desse inquérito, descobrir ameaças extremamente gravíssimas, que não vou entrar em detalhe, na deep web. Ameaças de uma gravidade excepcional…a ministros e a cidadãos também”, disse Toffoli.

Para o ministro, as ameaças diminuíram após a abertura do inquérito. “Então esse inquérito tem sido extremamente importante para atuar nessas investigações, para também mostrar que, desde a abertura do inquérito, os ataques que eram agressivos, ameaçadores, que extrapolavam liberdade de expressão e iam para a criminalidade, esses ataques diminuíram excepcionalmente”, avaliou.

Em março, por determinação de Toffoli, o inquérito foi criado para apurar condutas contra os ministros da Corte. As investigações também atingem ameaças feitas contra familiares dos magistrados.

Controvérsias
O presidente do Supremo abriu um inquérito criminal para apurar ameaças e notícias falsas contra a Corte e seus ministros. O ministro Alexandre de Moraes é o relator dessa ação. O problema é que ele não pediu o aval do Ministério Público Federal (MPF), normalmente o titular da ação penal, para determinar a abertura.

Após o anúncio, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, chegou a determinar o arquivamento das investigações. No entanto, Toffoli afirmou que, como chefe do Judiciário, tem poder para realizar esse tipo de procedimento.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?