metropoles.com

Toffoli: Constituição não impede projeto de Bolsonaro sobre armamento

Segundo o presidente do STF, Dias Toffoli, toda política pública pode ser alterada, desde que não ofenda cláusula pétrea

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Toffoli revoga prisao 2 instancia
1 de 1 Toffoli revoga prisao 2 instancia - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Os projetos do governo de Jair Bolsonaro (PSL) voltados à flexibilização das regras para posse e porte de armas, bem como para tonar mais rígido o sistema de progressão de pena a condenados podem não encontrar resistência no Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, toda política pública pode ser alterada, desde que não ofenda cláusula pétrea da Constituição, que são as regras que não podem ser alteradas. A declaração do magistrado foi dada em entrevista ao jornal O Globo.

Segundo a reportagem, na avaliação de Toffoli, é juridicamente possível deixar o preso atrás das grades por mais tempo, tese defendida pelo novo governo. Atualmente, para um condenado trocar o regime fechado pelo semiaberto, por exemplo, é preciso cumprir no mínimo um sexto da pena. Bolsonaro pretende elevar o tempo para essa transição.

Outro ponto destacado por DiasToffoli, durante a entrevista, é sobre a posse de armamento por parte de cidadãos. Conforme o magistrado, políticas que facilitem o acesso da população a armas podem, em tese, ser alteradas por novas legislações. O presidente da República planeja editar um decreto sobre o assunto. O texto está em análise pela equipe da Casa Civil.

Contudo, Toffoli destacou que não pode haver mudança em cláusulas pétreas. Como exemplo, citou a pena de morte, que é vedada pela Constituição.

“Qualquer política pública pode ser formatada, desde que não ofenda cláusula pétrea. Por exemplo: alterar regime de progressão de pena é possível, a Constituição não impede. Alterar a política de armamento da população, a Constituição também não impede. Estabelecer pena de morte: aí a Constituição impede, é cláusula pétrea”, afirmou o ministro ao jornal carioca.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?