metropoles.com

“Todos sabem quem é o farsante nessa história”, diz Barroso sobre Bolsonaro

Ministro do STF e presidente do TSE comentou, durante a abertura da sessão nesta quinta-feira, discursos de Bolsonaro no 7 de Setembro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
ministro Luiz Roberto Barroso tse eleicoes 2020 apuracao votos brasil 1
1 de 1 ministro Luiz Roberto Barroso tse eleicoes 2020 apuracao votos brasil 1 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso (foto em destaque), disse, nesta quinta-feira (9/9), em resposta aos discursos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nos atos pró-governo e antidemocráticos no 7 de Setembro, que “todas as pessoas de bem sabem que não houve fraude [nas últimas eleições] e quem é o farsante nessa história”.

“O presidente da República repetiu, incessantemente, que teria havido fraude na eleição na qual se elegeu. Disse eu, então, à época, que ele tinha o dever moral de apresentar as provas. Não apresentou. Continuou a repetir a acusação falsa e prometeu apresentar as provas. Após uma live que deverá figurar em qualquer futura antologia de eventos bizarros, foi intimado pelo TSE para cumprir o dever jurídico de apresentar as provas, se as tivesse. Não apresentou”, relembrou o magistrado.

“É tudo retórica vazia. Hoje em dia, salvo os fanáticos (que são cegos pelo radicalismo) e os mercenários (que são cegos pela monetização da mentira), todas as pessoas de bem sabem que não houve fraude e quem é o farsante nessa história”, prosseguiu o ministro da Suprema Corte.

Além de atacar ministros do Supremo Tribunal Federal, especialmente o ministro Alexandre de Moraes, Bolsonaro discursou na terça-feira contra o sistema eleitoral do país, que, segundo o mandatário, não fornece qualquer confiança para os cidadãos, e pediu contagem pública de votos.

Durante a abertura da sessão plenária de julgamento desta quinta-feira, Barroso rebateu todas as alegações do presidente da República sobre o sistema eleitoral e explicou, detalhadamente, os conceitos de populismo, extremismo e autoritarismo. “O slogan para o momento brasileiro, ao contrário do propalado parece ser: ‘Conhecerás a mentira, e a mentira te aprisionará'”, disparou o ministro do STF.

Leia a íntegra do discurso:

Pronunciamento na abertura da sessão – 9set2021 by Rebeca Borges on Scribd

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?