metropoles.com

TCU aprova acordo de leniência da SBM Offshore

Empresa holandesa admitiu ter pago propina para obter contratos com a Petrobras

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Menezes/Metrópoles
tcu brasilia
1 de 1 tcu brasilia - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

Por unanimidade, o Tribunal de Contas da União (TCU), aprovou nesta terça-feira (12/12) os termos e condições do acordo de leniência firmado entre o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) e a holandesa SBM Offshore, uma das empresas atingidas pela Operação Lava Jato. Pelo acordo, a SBM, que admitiu ter pago propina para obter contratos com a Petrobras em relação à operação de plataformas de exploração de petróleo, se compromete a pagar R$ 1,2 bilhão em débito e multa.

Com a relatoria do ministro Vital do Rêgo, o processo, votado em sessão reservada, representa um marco em relação aos acordos de leniência no Brasil, por ser o primeiro acordo que o TCU chancela desde a criação da Lei Anticorrupção, que definiu parâmetros atuais para realização desse tipo de acordo. A ministra da Advocacia-Geral da União, Grace Mendonça, fez sustentação oral na sessão em defesa do acordo.

A SBM já havia sido a primeira empresa alvo da Lava Jato a firmar acordo de leniência com a CGU, mas houve uma suspensão após a câmara de revisão do Ministério Público Federal apontar problemas nas cláusulas do acordo. Em novembro, a CGU e a AGU refizeram o acordo com a SBM, e então o tema foi levado para aprovação do TCU.

A CGU disse, em nota, que “em razão do sigilo imposto pela Lei Anticorrupção (nº 12.846/2013), o Ministério da Transparência (CGU) não se manifesta sobre nomes de empresas, possíveis termos, existência de acordos, bem como detalhes de negociações em andamento”. A AGU e o TCU ainda não se manifestaram oficialmente sobre o tema. A reportagem ainda não conseguiu contatar a SBM.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?