metropoles.com

Tacla Duran acusa MPF de desobedecer STF e pede adiamento de audiência

Advogado Tacla Duran afirma que Ministério Público Federal fez acordo não oficial com promotoria da Espanha, país onde mora

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Tacla Duran
1 de 1 Tacla Duran - Foto: Reprodução

O advogado Rodrigo Tacla Duran requereu, nesta terça-feira (18/4), à 13ª Vara Federal de Curitiba que adie o depoimento que estava previsto para essa semana ao juiz Eduardo Appio, que cuida dos casos remanescentes da Operação Lava Jato.

O réu, que mora na Espanha, argumenta que as autoridades daquele país não providenciaram os trâmites para que ele tenha salvo conduto e outras garantias previstas em tratado internacional para que ele não seja preso ao desembarcar no Brasil. As informações são do Uol.

No documento, Tacla Duran afirma que o Ministério Público Federal (MPF) interferiu ilegalmente com contatos não oficiais com a procuradoria espanhola, o que descumpriria determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). O pedido de garantias teria sido feito pelo Ministério da Justiça do Brasil a autoridades equivalentes na Espanha em 10 de abril, mas até agora não foi atendido.

Inicialmente, a audiência de Tacla Duran estava marcada para a semana passada. Depois, a intenção do juiz Appio era remarcar o depoimento para esta semana, que agora deve ser adiado.

Tacla Duran afirmou à Justiça Federal foi alvo de crimes de extorsão praticada pelos antigos membros da Lava Jato, o então juiz Sergio Moro e o então procurador e coordenador da força-tarefa da operação Deltan Dallagnol, atualmente senador e deputado, respectivamente.

Apontado como um dos operadores das offshores criadas pelo “departamento de propina da Odebrecht”, Tacla Duran teria recebido R$ 36 milhões de empreiteiras investigadas na Lava Jato, entre elas, a UTC, Mendes Júnior e EIT.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?