metropoles.com

Suspeição de Moro: Fux fica em silêncio e estremece “in Fux we trust”

Fachin pediu que presidente da Corte adiasse julgamento sobre imparcialidade do ex-juiz. Mas magistrado ainda não se manifestou

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Presidente do STF, Luiz Fux
1 de 1 Presidente do STF, Luiz Fux - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, ficou em silêncio após o pedido do ministro Edson Fachin para levar ao plenário o julgamento sobre o habeas corpus da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sobre a suspeição do ex-juiz Sergio Moro, adiando a análise do caso na 2ª Turma.

Sem retorno de Fux, que é visto como defensor da Lava Jato no Supremo, o habeas corpus está sendo analisado pela 2ª Turma da Corte na tarde desta terça-feira (9/3). O julgamento foi pautado por decisão do ministro Gilmar Mendes e, mesmo com pedido de Fachin para adiar o caso, a Turma decidiu, por 4 votos a 1, dar continuidade à apreciação do tema.

Em 2019, o presidente da Corte se tornou alvo de polêmica ao ter sido citado nas mensagens vazadas da Lava Jato. Em conversas, procuradores da força-tarefa chegaram a usar a seguinte frase, que se tornou famosa: “In Fux we trust”. Ou seja, em tradução livre: “Em Fux nós confiamos”.

O recurso analisado pela 2ª Turma é um habeas corpus, movido pela defesa do ex-presidente. Ao alegar a suspeição de Moro, os advogados querem que a Justiça reconheça que o ex-juiz não foi imparcial nos processos e que, por isso, as condenações de Lula deveriam ser revertidas, e as provas, anuladas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?