metropoles.com

STM condena coronéis e oficiais por desvio de R$ 4,4 milhões

Dois coronéis, um tenente-coronel, dois tenentes e quatro civis foram condenados. Desvio ocorreu no Hospital Militar de Recife (PE)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
HMAR/Divulgação
Hospital Militar de Área do Recife HMAR
1 de 1 Hospital Militar de Área do Recife HMAR - Foto: HMAR/Divulgação

Dois coronéis, um tenente-coronel, dois tenentes e quatro civis foram condenados pelo Superior Tribunal Militar (STM), na última quinta-feira (19/11), por desviar R$ 4,414 milhões em recursos públicos do Hospital Militar de Recife (PE), entre 2011 e 2012.

Na primeira instância da Justiça Militar da União (JMU), em Recife, 12 réus haviam sido condenados e outros seis, absolvidos. O STM manteve a condenação de nove deles.

Entre os crimes identificados estão estelionato, corrupção passiva, corrupção ativa, falsificação de documentos e subtração ou inutilização de livro.

Segundo a denúncia do Ministério Público Militar (MPM), durante os anos de 2011 e 2012, a tenente temporária do Exército Izabella Xavier Falcão Benetti, integrante do hospital, confeccionou “Partes Requisitórias” de medicamentos e material de informática que nunca fizeram parte efetivamente do patrimônio do Hospital Militar.

Ainda de acordo com a promotoria militar, a prova de que os itens indicados jamais foram entregues se deu pela inclusão tardia na carga de materiais do quartel.

A punição mais rígida foi aplicada à ex-tenente do Exército, Izabella Xavier Falcão de Souza, indicada como uma das líderes do esquema. Ela teve pena superior a 11 anos de reclusão.

Os coronéis Mário Pereira do Nascimento Filho e Newton Figueiredo Corrêa foram condenados, respectivamente, a 7 e 8 anos de reclusão; o ex-tenente Gentil de Oliveira Cavalcanti Filho recebeu pena de 5 anos de reclusão e o tenente-coronel Luiz Alberto de Almeida Braga, de 7 anos.

Os civis Valdilson Lacke de Araújo, José Humberto da Silva, Keliane Michelle Martins de Araújo e Andréia Carla Martins Cavalcanti tiveram penas fixadas entre 3 e 5 anos de reclusão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?