metropoles.com

STJ reduz pena de Elize Matsunaga, condenada por esquartejar o marido

A mulher cumprirá pena de 16 anos e três meses por homicídio qualificado. Ela foi condenada pela Justiça em 2016

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
image2
1 de 1 image2 - Foto: null

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) encurtou em dois anos e seis meses a pena da leiloeira Elize Araújo Kitano Matsunaga. Ela foi condenada em 2016 pelo assassinato do marido, o empresário Marcos Matsunaga.

A 5ª Turma da corte reduziu o tempo de prisão baseada no artigo 65 do Código Penal, que trata do reconhecimento de confissão. Agora, Matsunaga cumprirá pena de 16 anos e três meses, após ser condenada a quase 19 anos por homicídio qualificado.

O crime brutal chocou o país em maio 2012. Após ter descoberto uma suposta traição, Matsunaga matou e esquartejou o marido com o objetivo de ocultar o cadáver. No dia do crime, a mulher atirou contra Marcos e, ao constatar a morte, cortou o corpo em vários pedaços e colocou dentro de três malas de viagem.

O casal se conheceu em 2004 por meio de um site de relacionamentos e prostituição. Marcos era casado, mas manteve a relação extraconjugal com Elize durante três anos, quando decidiu se divorciar para casar com a moça, em 2009.

O STJ atendeu o pedido da defesa de Matsunaga, que alegou que a atenuante de confissão deixou de ser aplicada pela Justiça de São Paulo. Eles argumentaram que Matsunaga, ao relatar os fatos, apenas tentou justificar a conduta e reduzir a própria responsabilidade pelo crime. O ministro Jorge Mussi relatou o habeas corpus.

Em dezembro de 2016, Eliza confessou, em interrogatório, ter atirado do lado esquerdo do crânio de Marcos e ter esquartejado o corpo com uma faca de carne no quarto de hóspedes do apartamento. “Única forma que encontrei foi cortá-lo”, contou na época.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?