metropoles.com

STJ: não há abuso em reajustar seguro de vida por faixa etária

O tribunal decidiu que as seguradoras podem aumentar o valor a ser pago pelo segurado de acordo com a idade que ele tiver

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
FELIPE MENEZES/METRÓPOLES
Fachada do STJ
1 de 1 Fachada do STJ - Foto: FELIPE MENEZES/METRÓPOLES

​​​A 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reafirmou a atual jurisprudência e decidiu que “não há abuso” no reajuste do seguro de vida de acordo com a faixa etária, no momento da formalização de nova apólice. Segundo o tribunal, essa medida é decorrente da natureza do próprio contrato.

O colegiado negou provimento ao recurso especial de segurados que pediam a anulação dos reajustes aplicados pela seguradora, a qual incluiu no prêmio um fator anual variável, conforme a faixa etária, aumentando o valor do seguro de forma que consideraram exagerada.

A ação pedia o reconhecimento do direito à manutenção dos termos do seguro originalmente contratado, além da condenação da empresa à devolução dos valores pagos a mais. Em primeiro grau, o pedido foi julgado procedente, mas o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) deu provimento à apelação da seguradora por não verificar abuso na situação. O STJ seguiu esse entendimento.

O relator do recurso no STJ, ministro Luis Felipe Salomão, afirmou que, diferentemente da 4ª Turma, a 3ª Turma considerava abusiva a cláusula contratual que previsse o reajuste do prêmio com base na faixa etária do contratante, a partir dos 60 anos, com contrato ativo há pelo menos dez anos.

Segundo ele, o colegiado aplicava, por analogia, a regra do artigo 15 da Lei dos Planos de Saúde aos contratos de seguro de vida.

No entanto, o ministro destacou que a 3ª Turma, no julgamento do REsp 1.816.750, aderiu à posição da 4ª Turma, concluindo pela impossibilidade de dispensar tratamento igual à análise de eventual abuso das cláusulas que preveem reajuste por faixa etária em relação a seguro de vida e a planos e seguros de saúde.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?