metropoles.com

STJ manda soltar pedreiro preso há 2 anos por crime que não teria cometido

Recentemente, MPF deu parecer favorável à absolvição do acusado, que está preso há mais de dois anos por suposta participação em assalto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
algemas
1 de 1 algemas - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou, nesta quarta-feira (23/12), a soltura imediata de Robert Medeiros da Silva Santos, que foi preso há mais de dois anos após ser acusado de participar de um assalto a ônibus, em São Paulo. A decisão é do ministro Humberto Martins.

Robert ficará em liberdade até que a 5ª Turma do STJ analise mérito de habeas corpus movido pela ONG Innocence Project Brasil. O caso está sob a relatoria do ministro Reynaldo Soares da Fonseca.

A Innocence Project Brasil entrou com habeas corpus em 8 de dezembro, sustentando que Robert foi vítima de erro no reconhecimento feito pelo motorista do ônibus assaltado. No dia 10 do mesmo mês, o ministro relator indeferiu o pedido de liminar e abriu vistas para parecer do Ministério Público Federal (MPF).

Após o indeferimento, a ONG entrou com pedido de reconsideração, citando o parecer favorável à absolvição de Robert pelo MPF, além do laudo psiquiátrico que apontou risco elevado de suicídio. A manifestação foi feita na última sexta-feira (18/12).

A ONG afirma que Robert foi preso sem ter tido nenhuma participação no crime do qual é acusado.

Na decisão, o ministro Humberto Martins afirmou que, diante do parecer do MPF de que há dúvida razoável quanto à autoria do crime, a soltura é legítima. Com a sentença, Robert ficará em liberdade até a análise do mérito.

“Embora o parecer ministerial reconheça o cabimento da absolvição, em sede de plantão tal declaração se mostra, a princípio, inadequada, pois retiraria do relator natural a melhor análise da questão, inclusive com a participação dos demais magistrados que compõem a Quinta Turma do STJ”, explicou Martins.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?