metropoles.com

STJ determina que Robinho entregue passaporte em até cinco dias

Corte julga pedido para que ex-jogador de futebol Robinho cumpra no Brasil pena de 9 anos de prisão à qual foi condenado na Itália

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pedro Vilela/Getty Images
Robinho
1 de 1 Robinho - Foto: Pedro Vilela/Getty Images

O ministro Francisco Falcão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), atendeu pedido do Ministério Público Federal (MPF) e determinou que o ex-jogador de futebol Robinho entregue o seu passaporte em até cinco dias.

Robinho está proibido de deixar o país. A Corte analisa pedido para que o atleta cumpra, no Brasil, a pena à qual foi condenado na Itália. O ex-jogador deve cumprir 9 anos de prisão por caso de estupro coletivo.

Em 27 de fevereiro, o MPF havia entregado à Justiça um parecer no qual dizia concordar com a prisão de Robinho no Brasil. A defesa do ex-atleta se manifestou a favor da entrega voluntária do passaporte, afirmando que ele não resistiria, e sugeriu a Delegacia da Polícia Federal em Santos (SP).

“O representado foi condenado a pena de 9 anos de prisão, por decisão transitada em julgado no exterior, pela prática de crime grave e de repercussão internacional, e detém condição socioeconômica que possibilita eventual evasão da jurisdição brasileira, o que autoriza a decretação da medida excepcional”, escreveu o ministro.

De acordo com os documentos, o subprocurador-geral da República, Carlos Frederico Santos, relatou que não havia restrições quanto à transferência da pena do ex-atacante para o Brasil. Além disso, o oficial informou quatro endereços em que Robinho pode ser encontrado, todos eles na Baixada Santista.

No parecer, Carlos Frederico Santos afirmou que, “nesse contexto, inexistentes quaisquer restrições à transferência da execução da pena imposta aos brasileiros natos no estrangeiro, razão pela qual o requerido há de ser citado no endereço a seguir indicado para apresentar contestação […]”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?