metropoles.com

STJ concede regime aberto a parte dos presos de SP condenados por tráfico

Medida vale apenas para quem cumpre em regime fechado a pena mínima de 1 ano e oito meses, em vez de ter recebido punição alternativa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/PCDF
drogas
1 de 1 drogas - Foto: Reprodução/PCDF

A 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu, nesta terça-feira (8) habeas corpus coletivo para todos os presos de São Paulo condenados por tráfico privilegiado de drogas sentenciados à pena mínima para o crime, que é de 1 ano e oito meses. Com a decisão, juízes e desembargadores ficam proibidos de aplicar o regime fechado a essas pessoas. A medida beneficia quem já cumpre pena e futuros sentenciados.

O pedido foi feito pela Defensoria Pública do estado com o argumento de que a Justiça estadual não tem seguido o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) e do próprio STJ. Segundo dados da Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo, em março, 1.018 homens e 82 mulheres cumpriam a pena mínima por tráfico em regime fechado, pois o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) não autorizou o regime aberto nem a substituição da pena por alguma medida alternativa.

No voto, o relator Rogério Schietti afirmou que é consolidada e antiga a interpretação do STF de que esse tipo de tráfico não é hediondo. Ou seja, não fere a dignidade humana e pode ser perdoado.

Ele também reforçou que não deve ser imposto regime prisional mais gravoso quando a quantidade de drogas apreendida não é elevada, o agente é primário, de bons antecedentes, não se dedica a delitos nem integra organização criminosa. Os demais ministros acompanharam a decisão de Schietti.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?