metropoles.com

STJ anula sentença de Tiririca por usar música de Roberto Carlos

Para a 3ª Turma da Corte. não há vedação na utilização de paródias em campanhas eleitorais. Versão foi feita em campanha de 2014

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
tiririca
1 de 1 tiririca - Foto: Divulgação

A 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) aceitou o recurso do deputado federal Francisco Everardo Oliveira Silva, conhecido como Tiririca, e reverteu a condenação do parlamentar pela paródia da música “O Portão”, do cantor Roberto Carlos.

Para o colegiado, não há vedação na utilização de paródias em campanhas eleitorais. A canção foi usada por Tiririca em propaganda eleitoral de 2014.

Na peça publicitária, o deputado surge vestido com terno branco e peruca, sentado em uma mesa com uma porção de bifes. Ele imita os gestos do cantor e canta a música com a nova letra.

Direitos autorais
A EMI Songs do Brasil, que detém os direitos autorais da canção, ajuizou ação indenizatória contra o deputado, alegando que ele não tinha autorização prévia para utilizar a música. O deputado foi condenado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) a indenizar a gravadora por danos materiais.

Segundo a defesa de Tiririca, a obra parodiada não foi a música original, mas sim uma propaganda da indústria de carnes Friboi, da qual Roberto Carlos foi estrela. Neste caso, a gravadora não teria legitimidade para cobrar direitos autorais, alegou o humorista.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?