metropoles.com

STJ aceita denúncia e governador do AM vira réu por fraude em licitações

O chefe do Executivo amazonense, Wilson Lima, é acusado de envolvimento em irregularidades na compra de respiradores contra a Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Diego Peres/Secom
Wilson Lima
1 de 1 Wilson Lima - Foto: Diego Peres/Secom

A maioria dos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) aceitou, nesta segunda-feira (20/9), denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o governador do Amazonas, Wilson Lima, acusado de envolvimento em fraudes de licitações para a compra de respiradores.

Wilson e outras 15 pessoas foram denunciados pelos crimes de organização criminosa, peculato, fraude a licitações e pelo delito de embaraço às investigações.

De acordo com o MPF, a dispensa de licitação para a compra dos equipamentos a serem utilizados na pandemia de Covid-19 ocorreu para criar um esquema de “sobrepreço” e “direcionamento de contratação”. A denúncia foi recusada contra dois acusados.

A Polícia Federal aponta que o sobrepreço teria gerado um prejuízo de R$ 2,2 milhões aos cofres públicos. Na sessão do STJ, a subprocuradora Lindôra Araújo disse que Wilson era o chefe do esquema.

Os ministros seguiram o relator, ministro Francisco Falcão, que destacou que existem elementos suficientes para fundamentar a aceitação da denúncia.

“Neste exame não aprofundado da matéria, existe justa causa para se considerar o governador do Amazonas partícipe nos delitos de dispensa de licitação e partícipe da fraude na aquisição de 28 respiradores que tiveram preços elevados com abusividade neste mesmo contrato”, disse.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?