metropoles.com

STJ absolve desembargadora que associou Marielle Franco a criminosos

Nas redes sociais, Marília de Castro afirmou que a parlamentar era “engajada com bandidos”. Corte entendeu que a magistrada já se retratou

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Facebook
Marília de Castro Neves
1 de 1 Marília de Castro Neves - Foto: Reprodução/Facebook

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, nesta quarta-feira (3/2), declarar extinta a punibilidade e absolver a desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) Marília de Castro Neves Vieira. Ela foi alvo de processo protocolado pela família da vereadora Marielle Franco (PSol-RJ), assassinada em 14 de março de 2018.

Por unanimidade, o colegiado entendeu que a magistrada se retratou dos fatos e não pode ser punida pelo crime de calúnia.

Durante a repercussão do assassinato de Marielle e do motorista Anderson Gomes, nas redes sociais, Marília de Castro postou mensagem na qual afirmou que a parlamentar era “engajada com bandidos” e teria sido eleita com ajuda de uma facção criminosa.

Após o episódio, a família de Marielle apresentou uma queixa-crime no STJ e afirmou que as acusações eram notícias falsas (fake news). Em seguida, a desembargadora passou à condição de ré no processo.

A Corte seguiu voto proferido pela relatora, ministra Laurita Vaz. Segundo a ministra, embora as ofensas sejam condenáveis, houve retratação por parte da magistrada após a publicação da mensagem.

Dessa forma, como a retratação ocorreu antes da sentença, foi declarada a extinção da punibilidade, conforme determina a legislação penal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?