metropoles.com

Maioria no STF vota a favor de Fachin como relator no caso JBS

Até o momento, 10 dos 11 ministros já votaram pela permanência de Fachin. A sessão será retomada nesta quinta-feira (29/6)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
STF
1 de 1 STF - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A sessão no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a relatoria de Fachin no caso das delações da JBS foi suspensa nesta quarta-feira (28/6) pela presidente Cármen Lúcia. Até o momento 10 dos 11 ministros já votaram pela permanência de Fachin.

A votação foi reiniciada com o ministro Gilmar Mendes, que se posicionou a favor da relatoria de Fachin, no entanto, criticou duramente as delações e defendeu que o Supremo possa revisar os depoimentos. O ministro Marco Aurélio votou acompanhando os colegas, sendo positivo à Fachin. O ministro Celso de Mello foi o penúltimo a votar. Em seguida, a presidente da Corte, Cármen Lúcia, decidiu continuar a chancela na quinta (29).

A sessão foi interrompida na semana passada, quando se formou a maioria de 7 votos a favor da homologação e manutenção do ministro Edson Fachin na relatoria dos processos oriundos dos depoimentos.

Críticas de Gilmar Mendes
Gilmar Mendes foi o único da Corte a dizer que a homologação das delações deve ser apreciada por todo o colegiado, e não só pelo relator.

Ele também fez críticas à Procuradoria-Geral da República. Gilmar afirmou que o STF “tem dever de lealdade com a Constituição, e não com a Procuradoria”. O magistrado também não poupou criticas à condução das investigações da Operação Lava Jato. Disse que se criou um “direito penal de Curitiba”, que tem impossibilitado o controle de legalidade de diversas práticas adotadas pela força-tarefa, segundo ele.

O ministro condenou o acordo de colaboração premiada firmado entre a PGR com os irmãos Joesley e Wesley Batista e executivos da holding, que inclui a JBS. “O Ministério Público acaba de isentar os delatores de responderem a processo. Que tipo de investigação usará para provar o contrário? Repito, como se pretende avaliar se Joesley é líder da organização criminosa?”, questionou.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?