metropoles.com

STF rejeita denúncia contra dois deputados investigados na Lava Jato

José Otávio Germano (PP-RS) e Luiz Fernando Faria (PP-MG) eram acusados de corrupção passiva e lavagem de dinheiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Agência Câmara
joseotavio
1 de 1 joseotavio - Foto: Agência Câmara

A 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) contra os deputados José Otávio Germano (PP-RS) e Luiz Fernando Faria (PP-MG). Os dois eram acusados de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em uma de quatro ações movidas contra eles no âmbito da Operação Lava Jato. Ambos já são réus em outro processo penal na Corte e alvos de mais dois inquéritos.

Na ação julgada em sessão nesta terça-feira (17/4), os deputados eram acusados de repassar propina de R$ 200 mil ao ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa com o objetivo de beneficiar empresas alinhadas a seus interesses, em contratos com a estatal. Os parlamentares negavam as acusações.

Ao apresentar voto rejeitando a denúncia, o relator do processo, ministro Edson Fachin, afirmou que “a proposta acusatória sucumbe diante dos elementos de informação apresentados para lhe dar suporte, circunstância que evidencia a impossibilidade de deflagração da ação penal, porque desprovida de justa causa”.

O magistrado considerou ainda não terem sido reunidos indícios nem provas suficientes para permitir a inauguração penal, já que a denúncia é baseada principalmente na colaboração premiada de Paulo Roberto Costa – e nem mesmo ele, em depoimento, demonstrou ilicitude na atuação dos deputados. A decisão de Fachin foi acompanhada por quatro ministros da Corte: Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello.

No mês passado, José Otávio Germano e Luiz Fernando Faria se tornaram réus, junto com outros dois políticos do PP, no âmbito da Lava Jato. Segundo a acusação, eles receberam propina percentual relacionada a contratos fechados com a Petrobras entre 2006 e 2014. Os deputados negam as acusações.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?