metropoles.com

STF reconhece jornada de 5 horas para jornalistas no serviço público

Ministra Carmem Lúcia ainda acatou outro pleito da categoria que reivindicava o reconhecimento da impossibilidade de redução salarial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Andre Borges/Esp. Metrópoles
STF decide ser válida suspensão dos salários de Guerner e Bandarra
1 de 1 STF decide ser válida suspensão dos salários de Guerner e Bandarra - Foto: Andre Borges/Esp. Metrópoles

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Carmen Lúcia reconheceu, em decisão publicada nessa terça-feira (23/2), a jornada especial para jornalistas no serviço público e a impossibilidade da redução salarial. A ação foi  movida pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP).

A magistrada acolheu a tese do sindicato de que a jornada de trabalho da categoria deve respeitar o Decreto-Lei 972/69 e o Decreto 83284/79, que estabelecem jornada de 5 horas diárias para todos os profissionais.

De acordo com nota do SJSP, “a decisão afirmou que “este Supremo Tribunal tem reiterado que a legislação pela qual se fixa a jornada de trabalho de diversas categorias profissionais, inclusive a dos jornalistas, consiste em norma geral e deve ser aplicada a todos os profissionais da área, tanto do setor público quanto do privado”.

Redução salarial

Carmen Lúcia também acatou outro pleito do sindicato que reivindicava o reconhecimento da impossibilidade de redução salarial diante da consequente redução de jornada da categoria.

O sindicato ainda frisa que atualmente, o salário da maioria dos jornalistas da Câmara Municipal de Guarulhos está reduzido. “A irredutibilidade está garantida em alguns casos por meio de mandados individuais, que têm validade até a conclusão do processo no STF”, diz.

O coordenador do Departamento Jurídico do SJSP, Raphael Maia, comemorou a decisão do Supremo: “Essa vitória do Sindicato é importante porque estabelece uma posição clara do STF de que os jornalistas de órgãos públicos regidos por regime estatutário também fazem jus a jornada legal de 5 horas da profissão, sendo vedado à administração tentar diminuir o salário proporcionalmente à nova jornada reduzida”.

4 imagens
STF
 STF
Supremo Tribunal Federal
1 de 4

Ministra Cármen Lúcia

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 4

STF

Daniel Ferreira/Metrópoles
3 de 4

STF

Andre Borges/Esp. Metrópoles
4 de 4

Supremo Tribunal Federal

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?