metropoles.com

STF recebe denúncia, e deputado Adilton Sachetti (PSB -MT) vira réu

Segundo o MP, o parlamentar, quando era prefeito, teria alienado imóveis municipais para beneficiar empresas das quais era sócio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Nilson Bastian/Câmara dos Deputados
img201506291723526263224-768×503
1 de 1 img201506291723526263224-768×503 - Foto: Nilson Bastian/Câmara dos Deputados

A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) acolheu por unanimidade, nesta terça-feira (20/3), denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o deputado federal Adilton Sachetti (PSB-MT). Ele agora é réu por crime de responsabilidade.

Pesa contra o parlamentar – que assumiu mandato na Câmara dos Deputados em março de 2016 – acusação de transferência irregular de lotes do Distrito Industrial de Rondonópolis (MT) quando foi prefeito daquele município, entre 2005 e 2008.

Consta na ação que, no exercício do cargo de prefeito, Sachetti e outros corréus teriam alienado bens imóveis municipais em desacordo com a lei, apropriando-se deles a fim de beneficiar indevidamente as empresas Sachet & Fagundes Ltda. e Agropecurária B&Q S.A., ligadas à família do político.

Logo após sustentação oral da defesa, na sessão desta terça, o ministro relator Luiz Fux leu seu voto, no qual considerou haver “elementos probatórios suficientes” para a abertura da ação penal. Ele foi acompanhado, sem maiores comentários, pelos demais magistrados da Turma: Alexandre de Moraes, Roberto Barroso, Rosa Weber e Marco Aurélio.

O político de Mato Grosso é o quarto parlamentar a passar à condição de réu, neste ano, em julgamentos da 1ª Turma do STF. Os outros foram: o deputado Luiz Nishimori (PP-PR), por peculato e lavagem de dinheiro; o senador Romero Jucá (PMDB-RR), por corrupção passiva e lavagem de dinheiro; e o senador Wellington Fagundes (PR-MT), pelos mesmos crimes. (Com informações do STF)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?