metropoles.com

STF reafirma validade de contribuição ao Funrural

Produtores rurais pediram o estabelecimento de um marco temporal para a cobrança sobre o fundo de assistência ao trabalhador rural

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Santa Rosa/Metrópoles
Fachada STF
1 de 1 Fachada STF - Foto: Vinícius Santa Rosa/Metrópoles

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a retroatividade da contribuição ao Fundo de Assistência para o Trabalhador Rural (Funrural) pelo produtor rural. A Corte validou a cobrança em julgamento de março de 2017, mas precisou enfrentar recursos contra essa posição em sessão plenária desta quarta-feira (23/5).

Produtores rurais e suas entidades representativas pediram aos ministros o estabelecimento de um marco temporal para a cobrança sobre o Funrural, uma vez que, em 2010, o pleno do STF desobrigou o empregador de recolher o tributo. Na visão dos produtores, há uma contradição do Supremo entre os julgamentos do ano passado e de 2010.

O vice-presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Pedro de Camargo Neto, explica que, para quem conseguiu uma liminar para não pagar o fundo, a incidência será cobrada desde o ano em que a pessoa entrou na justiça. Nos casos de quem não questionou o pagamento ao Funrural, a dívida retroage em até 5 anos da data na qual o produtor é citado pelo governo.

Votaram contra os recursos os ministros Alexandre de Moraes, relator do caso; Luís Roberto Barroso, Luiz Fux, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Cármen Lúcia. Se posicionaram a favor do marco temporal na cobrança, a partir de 30 de março de 2017, os ministros Edson Fachin, que abriu a divergência; Rosa Weber e Marco Aurélio Mello. O decano da Corte, ministro Celso de Mello, não estava na sessão desta quarta-feira.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?