STF: pagamento de quintos a servidores está na pauta desta 4ª
Os ministros devem decidir sobre o acréscimo no salário dos funcionários públicos de cinco em cinco anos. Medida foi barrada em 1998
atualizado
Compartilhar notícia
Um recurso que beneficia servidores públicos está na pauta do Supremo Tribunal Federal (STF) desta quarta-feira (11/12/2019). Os ministros vão julgar o pagamento dos quintos — um acréscimo no salário dos funcionários públicos de cinco em cinco anos.
A medida havia sido extinta em 1998, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, e é alvo de entendimentos divergentes. O ministro Gilmar Mendes, relator do caso, já se manifestou favorável ao pagamento do benefício.
O ministro declarou que o pagamento é inconstitucional, mas defende a preservação do benefício quando conseguido judicialmente, em trânsito em julgado — ou seja, com todos os recursos esgotados.
“Acolho, parcialmente, os embargos de declaração, com efeitos infringentes, para reconhecer indevida a cessação imediata do pagamento dos quintos”, diz trecho da decisão.
A matéria trata da incorporação do benefício entre abril de 1998 e setembro de 2001. Os outros 10 ministros ainda precisam votar sobre o caso.