metropoles.com

STF: Nunes Marques vota para anular acordo de delação de Sérgio Cabral

Ministro acompanhou entendimento de Gilmar Mendes, e votou no sentido de tornar sem efeito a decisão que homologou acordo do ex-governador

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Sabatina de Kassio Nunes Marques indicado a vaga ao STF1
1 de 1 Sabatina de Kassio Nunes Marques indicado a vaga ao STF1 - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Nunes Marques acompanhou o ministro Gilmar Mendes e também votou no sentido de tornar sem efeito a decisão que homologou o acordo de delação premiada do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral.

O caso está sendo analisado pelo plenário virtual desde a última sexta-feira (21/5). A sessão encerra na próxima sexta (28/5).

O voto de Nunes Marques visa não analisar abstratamente a legitimidade da Polícia Federal para celebrar acordo de delação premiada de Cabral, que está preso desde novembro de 2016.

Se a preliminar sobre a legitimidade for superada, o voto de Gilmar Mendes e Nunes Marques visa dar provimento ao agravo regimental e reformar a decisão que homologou o acordo de colaboração premiada firmado entre Cabral e a Polícia Federal.

Edson Fachin, relator do caso, acolheu pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e concordou que é necessária a anuência do Ministério Público nos acordos firmados pela Polícia.

Luís Roberto Barroso seguiu entendimento do ministro Fachin a favor da manutenção do acordo de delação premiada firmado por Cabral com a Polícia Federal. Segundo Barroso, “o plenário do Supremo Tribunal Federal reconheceu que o delegado de Polícia possui legitimidade para a celebração de acordo de colaboração premiada”.

Com o voto de Nunes Marques, o julgamento está em 2 a 2 – sendo dois votos a favor, de Fachin e Barroso, e dois contra, de Gilmar e Marques.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?