metropoles.com

STF nega habeas corpus e ex-senador Gim Argello continua preso

Decisão do ministro Teori Zavascki mantém Gim Argello na carceragem da Polícia Federal em Curitiba

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
gim argello
1 de 1 gim argello - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, responsável pela Operação Lava Jato na mais alta Corte do país, negou habeas corpus pedido pela defesa do ex-senador Gim Argello (PTB-DF). A decisão foi tomada no último dia 10 e anexada aos autos do processo na sexta-feira (12/8). Dessa forma, Gim continuará preso na carceragem da Polícia Federal em Curitiba.

Após a defesa de Argello entrar com o pedido, o juiz federal Sérgio Moro encaminhou uma manifestação ao STF defendendo que Gim permanecesse preso. Moro alegou, na época, que a “medida mais drástica é necessária para prevenir reiteração da prática de crimes contra a administração pública em um contexto de corrupção sistêmica”.

Além disso, o juiz paranaense afirmou que, com Gim fora da cadeia, seria mais fácil para ele ocultar seu patrimônio da Justiça, dificultando a recuperação dos valores associados aos crimes que levaram o ex-senador à cadeia.

Gim está preso desde 12 de abril, como parte da 28ª fase da Operação Lava Jato, chamada de Vitória de Pirro. Ele é acusado de achacar empresários para não serem chamados a depor durante a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou contratos da Petrobras. Ele era o vice-presidente da comissão na época.

Procurada, a defesa de Gim informou que a decisão era esperada. Segundo o advogado Marcelo Bessa, que representa o ex-senador, “já havia indicação de que o STF não julgaria habeas corpus antes que e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) fizesse a sua avaliação”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?