metropoles.com

STF manda Senado destruir cópias de documentos de investigada pela CPI

Decisão é do ministro Gilmar Mendes e beneficia a empresa OPT Incorporadora Mobiliária, que tem laços com a Precisa Medicamentos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
DIVULGAÇÃO
Gilmar-mendes2-840×54511
1 de 1 Gilmar-mendes2-840×54511 - Foto: DIVULGAÇÃO

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou à Presidência do Senado que proceda com a “imediata destruição” de documentos, dados e informações levantadas pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 sobre a empresa OPT Incorporadora Imobiliária e Administração de Bens Próprios Ltda.

O ministro suspendeu o afastamento do sigilo telemático da empresa e reconheceu a perda de objeto do mandado de segurança, em que havia restringido a quebra de sigilo telefônico, bancário e fiscal da empresa.

Nesta sexta-feira (25/2), a Corte emitiu uma nota em que explica que a decisão encaminhada ao presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG) decorre da perda de eficácia do mandado de segurança impetrado.

Ao STF, o ex-relator do colegiado, senador Renan Calheiros (MDB-AL), afirmou que dados já estão em poder da Procuradoria-Geral da República (PGR), e não há razão para que permaneçam sob a guarda do Senado.

A OPT entrou no radar da comissão após os senadores membros identificarem “grande correlação comercial, bancária e fiscal” da companhia com a Precisa Medicamentos, que intermediou a venda da vacina indiana Covaxin ao governo federal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?