STF identifica “acesso fora do padrão” em seu site; caso é investigado
Supremo Tribunal Federal registrou um “aumento expressivo na quantidade de acessos no portal por meio de robôs”
atualizado
Compartilhar notícia
Em nota enviada à imprensa, o Supremo Tribunal Federal (STF) afirmou que “identificou um acesso fora do padrão” em seu portal nessa quinta-feira (6/5). O sistema está fora do ar desde a madrugada para, segundo a nota, “garantir a segurança das informações”.
O Supremo alegou que registrou “aumento expressivo na quantidade de acessos no portal por meio de “robôs” adotados por empresas, entidades e outros profissionais ligados ao direito que capturam dados públicos, como andamento processual e jurisprudência, para uso lícito”.
“Nos casos em que os sistemas do tribunal não identificam de imediato se a alta quantidade de acessos é oriunda de um ‘robô do bem’ ou de um hacker com intenções ilícitas, medidas são adotadas para reforço da segurança de suas portas de entradas. No episódio desta quinta, segundo as informações já depuradas, o acesso não teve intuito de ‘sequestro’ de ambiente, mas apenas de obtenção de dados”, diz a nota.
O STF afirma que os sistemas que garantem a atuação jurisdicional do órgão, como peticionamento eletrônico, seguiram funcionando adequadamente, sem a necessidade de desligamento. O caso está sob a apuração sigilosa das autoridades competentes.
“O STF lamenta eventuais transtornos causados a cidadãos, operadores do direito, jornalistas, entidades e empresas em razão da interrupção momentânea do serviço, mas ressalta absoluto compromisso com a transparência e a segurança da informação”, finaliza a publicação.