metropoles.com

STF: Gilmar mantém proibição de cultos em SP e manda caso ao plenário

Ministro Luiz Fux, presidente do Supremo, deve levar a divergência para julgamento do colegiado na próxima quarta-feira (7/4)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rosinei Coutinho/SCO/STF
Gilmar Mendes
1 de 1 Gilmar Mendes - Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou, nesta segunda-feira (5/4), o pedido para suspender o decreto do governo de São Paulo que proibiu celebrações religiosas no estado, diante do aumento expressivo de casos e mortes pela Covid-19. Na sentença, o magistrado enviou o caso ao plenário da Corte.

A decisão contraria o entendimento do ministro Nunes Marques, que estipulou, no sábado (3/4), em caráter liminar, que governadores e prefeitos não podem proibir a celebração de atos religiosos. A sentença exarada no fim de semana destaca que essas cerimônias são permitidas desde que preservados os protocolos sanitários – entre eles, lotação máxima de 25% da capacidade do local.

Em sua determinação, Mendes estabelece que estados e municípios podem fixar medidas restritivas para o enfrentamento da pandemia, inclusive o fechamento de templos e igrejas.

Com as decisões conflitantes, caberá ao plenário da Corte dar a palavra final sobre a liberação, ou não, de cultos e missas. Ainda não há data oficialmente definida, mas a previsão é que o julgamento ocorra na quarta-feira (7/4), de acordo com fontes do Supremo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?