metropoles.com

STF forma maioria para manter obrigatoriedade de uso de máscara

Por meio do plenário virtual, seis ministros votaram para derrubar veto do presidente Jair Bolsonaro à medida de segurança contra Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Presidente Bolsonaro durante pandemia uso de máscara
1 de 1 Presidente Bolsonaro durante pandemia uso de máscara - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, nesta sexta-feira (12/2), para manter a obrigatoriedade do uso de máscaras em áreas de acesso público e presídios, por causa da pandemia de Covid-19. A medida está sendo discutida no plenário virtual.

Em agosto, o relator do caso, ministro Gilmar Mendes, derrubou o veto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a trechos da lei que regulamenta o uso de máscaras de proteção como protocolo de combate à pandemia.

A obrigatoriedade do uso de equipamento individual nestes espaços foi estabelecida em uma lei que entrou em vigor em julho.

O texto determina a necessidade do uso de máscara em áreas de acesso ao público, de modo geral, e dá exemplos: estabelecimentos comerciais e industriais, escolas e templos religiosos. Ou seja, em lugares fechados onde haja reunião de pessoas. Ao sancionar o texto, Bolsonaro vetou o trecho que descrevia esses locais.

A liminar foi confirmada pelo plenário. Agora, o Supremo voltou a discutir o tema no mérito, em plenário virtual, no qual os ministros depositam seus votos remotamente.

Acompanharam o relator os ministros Alexandre de Moraes, Marco Aurélio, Cármen Lúcia, Rosa Weber, Dias Toffoli e Edson Fachin. Os demais podem votar até a meia-noite.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?