metropoles.com

STF: estados e municípios podem decidir sobre vacinação de adolescentes

Ministério da Saúde havia recomendado a suspensão da vacinação de jovens de 12 a 17 anos em setembro, mas voltou atrás após pressão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gil Ferreiro/SCO/STF
estatua justica stf 1
1 de 1 estatua justica stf 1 - Foto: Gil Ferreiro/SCO/STF

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu referendar, nesta segunda-feira (11/10), a decisão liminar do ministro Ricardo Lewandowski de que estados e municípios têm competência para imunizar adolescentes de 12 a 17 anos contra a Covid-19. O entendimento foi tomado em sessão virtual encerrada na última sexta (8/10).

Partidos entraram com a ação no STF depois que o Ministério da Saúde recomendou a suspensão da vacinação de adolescentes sem comorbidades, em 16 de setembro. A medida contraria o posicionamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de autoridades médicas e até recomendação anterior da própria pasta.

Para Lewandowski, a decisão do Ministério da Saúde não tinha suporte em evidências acadêmicas ou em análises estratégicas previstas em lei. “Muito menos em standards, normas e critérios científicos e técnicos, estabelecidos por organizações e entidades internacionais e nacionalmente reconhecidas”, declarou o relator.

Segundo o ministro, a aprovação do uso da vacina da Pfizer em adolescentes, pela Anvisa e por agências da União Europeia, dos Estados Unidos, do Reino Unido, do Canadá e da Austrália, aliada às manifestações de importantes organizações da área médica, “levam a crer que o Ministério da Saúde tomou uma decisão intempestiva e, aparentemente, equivocada”.

A própria pasta voltou atrás uma semana após a suspensão e liberou a vacinação de jovens de 12 a 17 anos.

Bolsonaro critica vacinação de adolescentes

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a criticar nesta segunda a aplicação da vacina contra o coronavírus em adolescentes. Ele criticou a medida durante conversa com apoiadores e jornalistas na praia da Enseada, em Guarujá. O chefe do Executivo passa o feriado de Nossa Senhora Aparecida no litoral paulista.

“Por que muitos governadores e prefeitos vacinaram jovens entre 12 a 17 anos? Baseados em quê? Recomendação da Anvisa? Da Saúde? De quem? Estamos mexendo com vidas. A molecada abaixo de 20 anos, a chance de não ter nada, uma vez contaminada, é de 99,99%. Compensa o custo benefício da vacina?”, declarou Bolsonaro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?